Postagens mais visitadas

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

29 de maio de 2016

Maratona 24hs de Filmes

Aproveitando o fim do feriadão resolvi fazer uma Maratona 24hs de Filmes (baseada na maratona que vi no canal Letras de Batom, do Youtube) foi bastante proveitoso e consegui ver alguns filmes que estavam na minha lista do Filmow há algum tempo.

Eis o resultado



Max é um garoto solitário, com muita imaginação e quer um pouco de atenção da família. Um dia ele foge de casa e vai parar numa ilha que é habitada por monstros, lá ele conhece Carol um monstro um tanto quanto instável, mas que se afeiçoa ao menino. Achei o filme delicado que trata bem o universo imaginário de uma criança da idade de Max, apesar de achar o protagonista um pouco chatinho, é um filme que fala com qualquer coração solitário. Dei 3 estrelas e 1/2 no filmow.











No longa de Craig Gillespie, Ryan Gosling vive Lars, um cara tímido, excêntrico que gosta de viver em solidão, um dia porém, ele resolve comprar uma boneca de verdade na internet e passa a tratá-la como uma pessoa, passeando pela cidade, conversando com ela, etc. O irmão mais velho o tem por louco, mesmo assim com o conselho de uma médica resolve entrar no jogo de Lars e fingir que Bianca é real, convencendo até mesmo pessoas na cidade a entrarem no jogo. Com o tempo todos se afeiçoam a boneca. Gostei do filme e a maneira sensível que ele aborda a doença de Lars e como a cidade inteira se importa com ele, fazendo de Bianca um ser real. Dei 3 estrelas e 1/2 no filmow









Com uma das locações em Belém do Pará, o longa que é inspirado na obra homônima de Milton Hatoum e dirigido por Guilherme Coelho, conta a estória  de Arminto que após longa ausência retorna à casa do pai e encontra Florita, os dois vivem dias de intensa paixão, mas logo acaba quando o mesmo encontra uma cantora misteriosa a qual se transforma em uma obsessão. O filme é muito bom, porém lento em algumas partes o que me fez ansiar pelo seu término, mas foi delicioso escutar o sotaque de Belém, além de contar com grandes atores como Daniel Oliveira e Mariana Rios, também tem participação os paraenses Dira Paes e Adriano Barroso. Dei 3 estrelas e 1/2 no filmow





4 - Sr. Ninguém, 2009

Estrelando o belíssimo Jared Leto e dirigido por Jaco Van Dormael. Sr. Ninguém é o último mortal na terra tentando viver entre os imortais, com 118 anos. O filme aparenta ser um pouco confuso, mas logo no início Nemo (vivido por Jared Leto) explica rapidamente sobre a Teoria das Cordas e suas várias dimensões a serem vividas. O filme narra principalmente a trajetória de vida  de Nemo Nobody  e suas possibilidades. Brincando com o espaço e tempo, Sr. Ninguém é um filme com um enredo bem construído, mas que requer atenção, para ser degustado e refletido e com um final surpreendente. Dei 4 estrelas  e 1/2 no filmow.
Se você assistiu o filme e não entendeu, calma, você pode assistir um vídeo tentando explicar o filme, no canal Clube de Cinema de Duas Portas, clicando AQUI.




5 - Amor por Direito, 2015

Baseado numa história real, o longa acompanha o relacionamento da mecânica Stacie Andree e a detetive Laurel Hester que foi diagnosticada com câncer em estágio terminal, querendo assim passar sua pensão post mortem para a companheira, porém em seu condado em Nova Jersey, o casamento igualitário ainda não é legalizado, e os políticos do mesmo negam a ela tal justiça, contando com a ajuda de seu parceiro da polícia e um grupo de ativistas pró casamento igualitário elas lutaram até o fim
É muito triste ver o quanto a população LGBTT é discriminada e lhe é negada direitos básicos e igualitários, gostaria de entender por que o amor entre essas pessoas causa tanto incômodo, principalmente entre religiosos.No Brasil a legislação ainda é muito opressora com relação a minorias. Me emocionei bastante assistindo esse filme. Dei 4 estrelas no filmow.
Para uma crítica mais aprofundada, você pode assistir ao vídeo de Tiago Belloti do canal Meus 2 Centavos, clicando AQUI.



Massachusets, início da década de 1950, acompanhamos a trajetória de Bernie Webber um guarda costeiro que começou a relacionar-se com Miriam. Ao decorrer do filmes, vemos que Bernie já tinha enfrentado uma tempestade em alto mar e perdido alguns homens, agora vemos ele mais uma vez enfrentando turbulências para salvar um grupo de marinheiros que teve seu barco petroleiro partido ao meio. Bernie sai com mais três guardas em um barco pequeno, tendo de enfrentar, além da tormenta, suas inseguranças. Conseguindo realizar o maior resgate em barco pequeno da história da guarda costeira americana. A história é de tirar o fôlego e o filme um tanto quanto agonizante, ficamos dentro da tempestade com um Bernie - que perdeu sua bússola na tempestade - desorientado e tentando salvar a vida de seus tripulantes. Um filme muito bom e emocionante, vale a pena assistir. Dei 4 estrelas no filmow.


Enfim galera, minha maratona foi super proveitosa com 6 filmes assistidos.

PS: Tentei assistir a filmes do século XXI, na próxima edição prometo assistir a filmes mais antigos =)

Meu perfil no FILMOW -> Ábia Costa




28 de maio de 2016

E acontece em Belém a XX Feira Pan-Amazônica do Livro




Mais um ano de festa literária em Belém do Pará, este ano com o tema "Terra, país de todos" está acontecendo dos dias 27/05 a 05/06/2016, no Hangar Centro de Convenções, tendo como escritora homenageada Amarílis Tupiassu, a XX Feira Pan-Amazônica do Livro.

Com ilustres convidados, além de um amplo espaço para venda e compra de livros, a feira conta com palestras, encontros literários, oficinas e rodas de conversas.

Você pode conferir a programação AQUI.

Além disso, os blogueiros e vlogueiros literários de Belém, e claro, seus leitores e inscritos, estão ansiosos para ver e ouvir a maior booktuber brasileira Tatiana Feltrin que estará no evento no dia 31/05 das 15hs às 17hs, no auditório Dalcídio Jurandir.

Confira o convite




Aguardamos todos vocês lá!

27 de maio de 2016

Eutanásia em foco no livro "Como Eu Era Antes De Você", de Jojo Moyes



Por Ábia Costa

Pelo dicionário, "eutanásia" significa "ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis". No Brasil a eutanásia é considerada crime, dependendo do ponto de vista jurídico pode a pena por homicídio pode ser reduzida de um sexto a um terço da pena. Uruguai, Holanda,Bélgica, Colômbia, Suíça, estão entre os países onde a eutanásia é legalizada.
A Suíça que é o destino de nosso protagonista no livro Como eu era antes de você, de Jojo Moyes, não há regulamentação expressa na corte judicial. É bastante famosa quando se trata de morte assistida, e há instituições de grande relevância e referência no mundo todo, como por exemplo, a Dignitas (escolha de nosso personagem principal), que promove mortes assistidas em Zurique e segundo a Folha de São Paulo (2002)

"Desde a fundação da organização, há quatro anos, 140 pessoas já se suicidaram no local, tomando uma dose letal de barbitúricos preparada por enfermeiros da organização.
Cerca de 80% dos "clientes" da Dignitas são estrangeiros, atraídos pela permissividade da legislação suíça. Os alemães são a maioria, mas há também britânicos, franceses, holandeses e americanos."
Aqui precisamos alertar que conterá spoilers.

Wil é tetraplégico, bonito, rico e não vê muitos motivos para continuar vivendo, tentando até mesmo o suicídio. Desesperados, seus pais concordam em lhe dar a eutanásia, mas pedem seis meses para que ele possa pensar melhor acerca do assunto, Neste momento eles contratam Louisa, uma ex-garçonete que não tem experiência como cuidadora, mas que tem muita animação pela vida. No começo, Wil Traynor e Louisa Clarke, são apenas pessoas que o destino uniu de alguma forma, mas com o passar do tempo se tornaram amigas. Apesar de Louisa não saber de imediato sobre a questão da eutanásia, ela tenta de alguma forma animar Wil, que se fecha e não permite que ela se aproxime, com o tempo descobrindo que faz parte de um plano para não deixar que Wil se suicide antes do prazo estipulado pelos pais, Louisa então elabora um plano para fazer Wil desistir da ideia da eutanásia, ela viaja com ele para as Ilhas Maurício, apesar de muita relutância, Wil aceita sua proposta de viagem. Lá Louisa que se vê apaixonada por Wil, se declara a ele, porém, ele esta decidido, e diz que vai cometer a eutanásia de qualquer forma, pois acredita que Louisa não merece estar atrelada a um tetraplégico.

O final é muito emocionante, confesso que foi a primeira vez que chorei em um livro, e fiquei pensando nele durante dias: Wil comente a eutanásia em Zurique na instituição Dignitas e deixa Louisa amparada financeiramente para que ela possa continuar sua vida sem ele. A história é tão bela, que Como eu era antes de você vai ganhar adaptação para o cinema e estreia dia 16/06/2016 com a talentosíssima Emília Clarke no papel de Louisa e Sam Claflin como Wil Traynor.

Voltamos então a questão da eutanásia, a qual eu sou a favor, pois a vida deve ser uma escolha e não há muito disso quando a pessoa já está incurável. Muitas vezes a pessoa que escolhe a eutanásia não tem vontade de morrer e sim acabar com a dor que sente, em muitos casos, tais dores são atrozes, levando a uma vida insuportável. Claro que há outras questões a serem considerados, mas este texto não visa aprofundar-se nesta questão para isso consulte as fontes.



Fontes:

A eutanásia no Brasil

Eutanásia: Análise dos países que permitem

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More