Postagens mais visitadas

18 de agosto de 2011

Legado, Trajetória e Dedicação, são os temas do XXIV Festival Internacional de Música do Pará



Com o tema “Legado, Trajetória, Dedicação” o XXIV Festival Internacional de Música do Pará será realizado excepcionalmente no período de 21 a 28 de agosto e homenageará três importantes nomes, que muito fizeram pela educação e cultura musical, e tinham estreita ligação com a Fundação Carlos Gomes e com o próprio festival de música, promovido anualmente: Almeida Prado, Radegundis Feitosa e Guilhermina Nasser, falecidos em 2010.
Pianista e compositor, Almeida Prado acumulou mais de 400 obras em 58 anos de carreira coroada de prêmios.  Integrava a Academia Brasileira de Música e sua obra para piano ou escrita sinfônica era considerada uma das mais importantes produções da segunda metade do século XX. O Festival Internacional de Música do Pará teve a honra, em diversos momentos, de mostrar sua obra em primeiras audições.
Considerado um dos maiores do mundo e o maior trombonista brasileiro, Radegundis Feitosa foi um ativista pelo coletivismo artístico e criou vários grupos e corais de trombone. Era Chefe do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba e professor do Curso de Bacharelado em Música da Uepa, em convênio com a FCG, e participou várias vezes do Festival Internacional integrando o Sexteto Brassil e orquestras do festival. Destacado intérprete e grande educador, deixou um legado de jovens músicos formados sob a sua competência.
A Professora Guilhermina Nasser pontuou sua passagem pela história da música no Pará com uma trajetória marcante iniciada com os estudos de piano no Conservatório Carlos Gomes e estudando com Magdalena Tagliaferro, no Rio de Janeiro. Pianista sofisticada foi durante anos diretora do Theatro da Paz e da instituição onde começou seu aprendizado, sendo professora de piano durante três décadas. O Festival acontece em diversos espaços culturais da cidade, e os recitais acontecerão na Catedral Metropolitana, Igreja de Santo Alexandre, Sala Ettore Bósio, Teatro Waldemar Henrique e Complexo São José Liberto. Todos os eventos terão entrada franca.


Maria Christina - Ascom FCG

Programação: AQUI
Twitter: @carlosgomes_pa

Haverá transmissão ao vivo:
TV CULTURA - CANAL 2


0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More