Postagens mais visitadas

17 de outubro de 2010

IFNOPAP - Fortalecendo a cultura da Amazônia Paraense


O IFNOPAP (O imaginário das formas narrativas orais populares da Amazônia paraense) do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, coordenado pela profa. Socorro Simões, desde 1994.
Hoje é o maior projeto integrado dentro da Universidade Federal do Pará. Com um enorme acervo onde conta narrativas populares, hoje o IFNOPAP conta com alunos tanto de graduação quanto de pós-graduação do curso de Letras.Tal Projeto visa fortalecer a cultura da Amazônia Paraense, procurando registrar as narrativas do imaginário deste povo simples.


Do projeto que colhia histórias sobre mitos amazônicos, por meio de expedições realizadas nos rios do interior do Estado, nasceu o ímpeto de fazer mais: “incentivar o desenvolvimento de competências com vistas à produção de conhecimento e a melhoria do padrão de vida das populações ribeirinhas da Amazônia paraense através de ações acadêmicas voltadas para a formação e qualificação de recursos humanos, desenvolvidas no próprio barco de viagem”, explica Socorro.

            Portal UFPA
            IFNOPAP

2 comentários:

Olá Ábia,

Muito bom esse projeto.

Eu sou de Irituia-PA, e participo de um Movimento Social intitulado Quem-te-dera, que luta pela valorização da Cultura e da Arte no âmbito geral e na defesa dos Artistas e do conhecimento tradicional Irituiense !

Nós temos documentários inacabados, e bastante conteúdo referente a cultura ribeirinha de Irituia. Como nós podemos fazer para estender esse projeto para Irituia ?

Abraços.

Querido Alexandre, perdão pela demora
Vc precisa entrar em contato com os coordenadores do projeto, na UFPA, ou através do site (que é mais fácil)

bjus

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More