Postagens mais visitadas

30 de junho de 2010

A música Islandesa de Sigur Rós


Sigur Rós é uma banda que nasceu na Islândia em agosto de 1994 na cidade de Reykjavík, formada por Jón Þór (Jónsi) Birgisson, Georg Hólm e Ágúst Ævar Gunnarsson. O nome da banda é uma homenagem à irmã de Jónsi, que se chama Sigurrós e nasceu no mesmo dia em que a banda foi fundada, este nome também significa “rosa da vitória" em islandês.
Em 1997, foi lançado o primeiro cd sob o título Vom (esperança) e em 1998, uma coletânea remixada, chamada de Von brigði. O nome é, na verdade, uma brincadeira com as palavras em islandês: Vonbrigði é traduzida por "decepção", enquanto Von brigði significa "alteração na esperança" (o álbum é também conhecido por um nome alternativo, Recycle Bin). O sucesso internacional chegou em 1999 com o cd Ágætis byrjun (Um Bom Começo).
 A crítica aclamou-o como um dos melhores álbuns de todos os tempos, comparando a banda com gigantes da música, como o Radiohead. Três músicas, Ágætis Byrjun, a música-título, o primeiro single, Svefn-g-englar e a então inédita Njósnavélinsem (que se tornaria sem título n°4) foram trilha do filme Vanilla Sky,. Suas músicas também apareceram na série 24 Horas e no filme The Life Aquatic with Steve Zissou, e ainda em um filme da BBC, The Girl in the Café, onde se ouve Starálfur.
Em outubro de 2003, Sigur Rós se juntou ao Radiohead para compor a trilha da espetáculo Split Sides, de Merce Cunningham. As três músicas do Sigur Rós foram reunidas no EP chamado Ba Ba Ti Ki Di Do, e lançadas em março de 2004. O disco de estréia da banda, Von (1997), foi finalmente lançado nos EUA e no Reino Unido, em outubro de 2004.
O último álbum, Takk..., é lançado em 13 de setembro de 2005, e apresenta canções com um estilo intermediário entre o primeiro e segundo discos.
Em julho de 2006, Sigur Rós terminou uma turnê mundial que passou pela Europa, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Japão, e seguiu fazendo shows pela Islândia em julho, gravando-os para um futuro DVD. Atualmente estão em recesso de turnês e gravações.
Em 2008, a banda lançou Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust. Foi o 5º álbum de estúdio, e o primeiro a trazer uma letra em inglês, “All Alright”. O trabalho não é tão obscuro e ambiente quanto os anteriores, dando lugar a melodias mais alegres e determinadas influências do folk. Foi o terceiro disco a contar com a participação do quarteto Amiina nas cordas.

Membros atualmente:


  • Jón Þór "Jónsi" Birgisson - voz, guitarra (tocada com o arco de cello), teclados, gaita
  • Georg "Goggi" Hólm - baixo, metalofone
  • Kjartan "Kjarri" Sveinsson - teclados, piano, guitarra, flauta, flauta irlandesa, oboé, banjo
  • Orri Páll Dýrason - bateria, teclados



A banda Sigur Rós, é uma expressão artística inigualável, com seu som melancólico e vocal de falsete nos leva a um êxtase incomparável. Sua melodia harmoniosa e sons de instrumentos clássicos nos emocionam.
Sigur Rós é uma banda que vale ser conferida.


Fonte: Wikipédia 

A música Heima Vaka é uma das minhas favoritas: 





2 comentários:

Não conhecia eles não... Quer dizer.. o nome é familiar, mas não conhecia a música!
Mas gostei muito do som...
E parabéns pela crítica!
;D

Eu conheço essa banda desde 2008 e até hoje é uma das minhas favoritas. Na verdade, desde que conheci as bandas dos países acima da Dinamarca, só deixo de escutar eles para voltar aos sons dos britânicos, na minha opinião, os melhores artistas musicais desde o século 20. Caso vocês ainda não conheçam, por favor, confiram o som da banda finlandesa Paavoharju. Um som simplesmente fenomenal!!! É da gravadora fonal records onde de 10 álbuns, 9 são incríveis http://www.fonal.com/news.php

Caso estejam interessados em um som mais alegre e de ótimo gosto, confiram os artistas da Labrador Records http://www.labrador.se/index134.html onde TODOS são excelentes!!!

Fica aí a dica, colegas! Um abraço!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More