17 de abril de 2010

Cartas a um jovem poeta, Rilke


Há algum tempo atrás conheci um professor de literatura do Paraná e após longas conversas via e-mail, ele me recomendou o livro “Cartas a um jovem poeta” de Rainer Maria Rilke (1875-1926) poeta austríaco. Ao abrir o livro já nas primeiras páginas, tive a sensação de que Rilke escrevia aquelas palavras para mim e não para Franz Kappur, verdadeiro destinatário das cartas. Uma emoção diferente percorreu por mim, afinal Rilke escreve sobre coisas simples da vida, como solidão, casamento, amor, etc., mas com uma riqueza poética sem precedentes. Ele vai aconselhando Kappus como um mestre mostra o caminho para seu discípulo. O livro foi publicado em 1929, pelo jovem Kappus que se correspondeu com Rilke entre 1903 e 1908, nas cartas podemos conhecer a essência do poeta, seus pensamentos, suas considerações e seus conselhos ponderados fazem deste livro uma obrar inesquecível, tanto para os fãs de Rilke como para os que estão tendo seu primeiro contato com seus escritos. Este livro me mostrou o lado bom da vida. Uma essência doce com requinte de autoridade de quem sabe o que está falando, no caso de Rilke. Sinto que nunca mais serei a mesma após esta leitura. Enfim, “Cartas a um jovem poeta” é um livro que vale a pena, não somente ser lido, como também ser relido várias vezes.

“Acredito que aquele amor permanece tão forte e intenso em suas lembranças por que foi sua primeira solidão profunda, o primeiro trabalho íntimo com o que o senhor elaborou sua vida” Rainer Maria Rilke

2 comentários:

Veiga disse...

Parabéns pelo Blog, gostei dele.
Aproveito para te convidar a veres o meu, http://www.devaneiosdevida.blogspot.com/, é multemático, pois eu gosto de falar um pouco de tudo e aproveita e vê algumas imagens deste pequeno país mas grande na alma que é Portugal. E sempre podes tambémn deixar por lá um comentário.
Cumprimentos

Renato Hemesath disse...

Olá Ábia, como vai?

Vim aqui agradecer pela visita ao Cine Freud e também conhecer teu espaço.
Gostei da indicação de leitura! ;) me fez lembrar um título parecido "cartas à um jovem terapeuta" do Calligaris.

bjs, boa semana

Leia também

Related Posts with Thumbnails