Postagens mais visitadas

2 de abril de 2010

A caminhada, por Ábia Costa

Todo caminho que trilhamos, logicamente tem um começo e um fim, mas esse não é o grande problema, o problema é o caminho, nem sempre sabemos lidar com coisas que parecem ser maiores do que nós mesmos e muitas vezes não o é, apenas estamos condicionados a acreditar que aquilo que foge de nosso controle é destrutivo para nós, ou seja, se não podemos controlar, então é impossível de se vencer, isso é o que dizemos para nós mesmos e muitas vezes desistimos antes de lutar. Também não acho que lutar quer dizer destruir o inimigo, sou adepta da frase “Se você não pode contra seu inimigo, junte-se a ele”, o “inimigo”, muitas vezes é bem melhor como aliado.
Dependendo de como você vê a vida, a solidão pode ser inimiga, ou amiga, acredite, ela pode ser uma companheira indispensável, e também estar sozinho nem sempre significa solidão, assim como também estar rodeado de pessoas significa a falta dela, nós seres humanos somos muito relativos.
Quando começamos qualquer caminhada, sempre pensamos no seu final, de como vai ser esplendorosa a vitória, mas muitas vezes nem chegamos ao final, porque cansamos de tropeçar nas pedras do caminho. Quando estamos sozinhos, temos mais forças para continuar e eu afirmo isso por experiência própria.
Rubem Alves faz uma citação interessante em um de seus livros “As pessoas trocam suas vozes silenciosas, pelo falatório vulgar”, eu concordo plenamente, pois muitas vezes perdemos a oportunidade de conhecermos o nosso “eu”, porque queremos ficar no meio de muita gente, mas, como afirmei antes, isso não significa a falta de solidão.
Durante esse poucos anos da minha vida descobri que me sinto bem melhor na solidão do que sem ela, pois todas as vezes que tentei arranca-la da minha vida foi um desastre, eu sou a favor da boa solidão, se aprendermos a lidar com ela no mundo em que vivemos hoje, encontraremos pelo menos um fragmento de felicidade, porque a felicidade é um conjunto de fatores, mas não vou entrar neste assunto, vim aqui para falar da minha amiga solidão.


Ábia Costa

Leia também: Solidão, por Ábia Costa

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More